domingo, 27 de novembro de 2011

MOVIMENTOS LITERÁRIOS: Arcadismo

Ele também é conhecido como Neoclassicismo, ele surgiu no continente europeu no século XVIII. Durante na época que a burguesia esta crescendo em seu valores sócias politicas e religiosos. Esta escola literária deu características para valorização da vida bucólica e também para os elementos da natureza. O nome originou pela região grega que chamava Arcádia.
No arcadismo, podemos observar, um eu-lírico, mais simples, o artista literário, passa a trazer para sua arte, figuras simples, o ideal de vida simples, no caso a vida pastoril, em outras palavras, ele passa a evocar a simplicidade, como o pastor, a vida no campo, o próprio campo, o que deixa bem claro, que se trata de uma escola literária que se opõe de certa forma, a escola anterior, no caso , o Barroco, onde predominava-se o exagero, palavras rebuscadas, preferência ao feísmo, e ao ornamento excessivo, e também o carpe diem, era algo que atormentava o eu-lirico, estava mais relacionado ao pecado, ou seja, aproveitar o dia, significava, de certa forma, pecar, por isso o eu lírico se encontrava atormentado depois de ter “aproveitado o dia”.No Arcadismo, o carpe diem, passa a ter um sentido mais simples, no sentido de que aproveitar o dia, poderia ser , aproveitar os lugares ou coisas da natureza, ou outro sentido que seja relacionado a simplicidade, a natureza, ou a vida pastoril.

CARACTERÍSTICAS

Simplicidade: O autor procura deixar a imagem mais natural possível, pois a escola literária tem as principais representações: Razão, simplicidade e verdade, ao contrario da escola barroca.

Natureza: Novamente ao contrario do barroco, o arcadismo busca ao Maximo, voltar a ordem natural, a natureza, novamente ganha o sentido de simplicidade, verdade, dando a impressão de harmonia e leveza. Os autores expressão em suas obras um homem que vive em harmonia co a natureza, por demonstrar serenidade, equilíbrio, sem ousadia, extravagância, que vai contra as características arcadista.

Os árcades: Os árcades na maioria das vezes copiavam os modelos antigos e renascentistas, com total falta de originalidade. Os árcades  buscavam, na natureza beleza, perfeição e bondade.Uma semelhança entre os árcades, barrocos e romantismo, é a falta de capacidade de inovar.

Por Aline Dayane, Gabrielle, Isabela, Rayane Thais e Talyta Torres, adaptado por Matheus Nascimento


Um comentário: