domingo, 27 de novembro de 2011

Funções de Linguagem


As funções de linguagem são seis: referencial ou denotativa, emotiva ou expressiva, apelativa ou conotativa, metalinguística  fática e poética. Cada uma delas destaca o papel de um dos seis elementos integrantes da comunicação. E cabível lembrar que o mesmo texto pode conter mais de uma função de linguagem.


FUNÇÃO REFERENCIAL OU DENOTATIVA
A função referencial ou denotativa acontece quando o texto se destina como ponto ao principal ao receptor ou referente, que representou o objeto ou assunto descrito na mensagem. A principal intenção do emissor de texto é transmitir sobre o referente deixando visível no mínimo possível as suas influências pessoais. Neste tipo de comunicação o emissor centra a sua mensagem de forma maior a quem a mensagem se destina. Essa forma de comunicação o emissor e objetivo, neutro e imparcial. Basicamente as funções referenciais ou denotativas estão presentes em textos jornalísticos, didáticos e científicos.
Ex:

FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA
Nesse tipo de função de linguagem o que predomina é à vontade e atitude do emissor, suas vontades, emoções e sentimentos sendo eles quais sejam, e é referente a quem a mensagem e destinada, ou seja, o receptor, produzindo um julgamento que expressa a visão pessoal do autor. E uma função marcada por emoções sentimentos e sensações. Ocorre quando o elemento principal e o próprio eu, por isso prevaleça a primeira pessoa do singular. A poesia lírica exemplifica esse tipo de função de linguagem.

Exemplo: "Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá…" (Gonçalves Dias)

FUNÇÃO APELATIVA OU CONOTATIVA
Nessa função de linguagem o receptor e centralizado, o emissor tenta influenciar a maneira do receptor de agir, provocando no mesmo alguma reação, além de influenciar o emissor tenta persuadir o receptor de alguma maneira. Essa função é usada em sermões e discursos dois exemplos deste tipo de discurso são as propagandas políticas e a publicidade. Em textos publicitários o emissor envolve o leitor com sua linguagem com intenção de alterar seu comportamento. Em geral os verbos são empregados no modo imperativo.
Ex:


FUNÇÃO METALINGUÍSTICA
Tem como finalidade definir o sentindo dos sinais e códigos que são compreendidos pelo receptor. O objetivo dessa função de linguagem e falar da própria linguagem. Uma espécie de texto comentando outro texto. Neste caso, essas funções dificilmente aparecem sozinhas, em geral elas precisam estar combinadas dependendo assim de um conjunto de fatores que se derivam dos variados grupos sociais.

Exemplo: "Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado."

FUNÇÃO FÁTICA
A função fática tem por objetivo estabelecer, interromper ou prolongar a comunicação, o canal nessa função e o elemento principal, tendo assim como finalidade o contato com o receptor. Essa função de linguagem e utilizada freqüentemente em falas telefônicas.

Exemplo:  "Alô mãe! Estou em casa, ok?";  "Você me ouve? Alô!"

FUNÇÃO POÉTICA
É a linguagem freqüentemente usada nas obras literárias que retratam a poesia. Normalmente as palavras e suas combinações são muito valorizadas. Embora seja mais utilizado em poesias esse tipo de função de função pode aparecer em qualquer mensagem lingüística seja em letras de músicas propagandas e etc. A mensagem que é enfatizada nessa função, a ênfase também recai na construção do texto a seleção e a colocação das palavras.
Ex:
Soneto da Felicidade

"De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.(...)"
(Vinícius de Moraes)


Por Jerônimo Felipe, adaptado por Matheus Nascimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário